Notícia

A cruzada do senador José Maranhão pela redução da carga tributária sobre os combustíveis

Data de publicação: 04/12/2019

 É antiga a luta do senador contra o persistente quadro inflacionário do país. Especialmente no reflexo estruturante que se dá sempre a partir dos sucessivos aumentos no preço do combustível e seu repasse por todo o tecido econômico. Afetando todas as classes socias.

Segue abaixo algumas das reflexões que o senador fez na tribuna do senado diagnosticando o problema e apontando soluções:

  "Do preço que se paga pela gasolina e pelo diesel lá no posto de gasolina, para abastecer o carro, o ônibus, o caminhão, nada menos do que 45% são impostos. São 16% de Cide, PIS/Pasep e Cofins mais 29% de ICMS. Sim, senhores, 45% de impostos, mais de 25% só de ICMS. Portanto, parece-me que rever impostos, em especial a generosa fatia do ICMS, é a única ferramenta caseira, o instrumento interno de que podemos lançar mão para atenuar o problema sem maiores tardanças. Sei que isso não é fácil. Dificilmente, os governos estaduais, com os seus orçamentos já comprometidos, às vezes, até com programas sociais vingentes, concordariam com tal mudança.

       A espiral ascendente dos preços dos combustíveis tem um potencial devastador para a atividade econômica... Com consequencias tão imprevisíveis quanto danosas para toda a sociedade. É alimento reforçado para uma alta inflacionária, que vai pressionar o poder de compra dos salários dos trabalhadores e gerar instabilidade para toda a cadeia produtiva nacional. 

Parafraseando Gabriel García Márquez, é uma tragédia anunciada! O que faremos para evitá-la? E quando? O tempo está contra nós, Srªs e Srs. Senadores, contra o Estado. Façamos algo agora."  

  Assim, o senador deixa mais uma rota de saída dos graves problemas do país.

 

 

 

 

 




FILIE-SE
EDITAL
Acompanhe o MDB Nacional