Notícia

Zé Maranhão: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é também o dia do abraço! Junto com a reflexão e o compromisso...

Data de publicação: 02/04/2020

 

O dia 2 abril foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a comemoração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo da data, celebrada desde 2008, é chamar a atenção para o transtorno que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. No segundo dia de abril, desde o ano passado também é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, instituído pela Lei 13.652, de 2018, aprovado pelo Congresso com o pleno apoio do Senador José Maranhão.

O senador comemorou a data reforçando a importância dos direitos constitucionais de inclusão integral, bem como o fortalecimento de políticas públicas para as famílias que convivem com o Autismo. Quando governador do estado da Paraíba, o incremento às entidades que tratavam da proteção e garantias de atendimento à saúde, educação e lazer para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista era prioridade em seu governo. Por meio de parcerias produtivas com entidades de familiares e especialistas, foi possível fortalecer ambientes e campanhas de acolhimento dos diferentes de forma igual, considerando suas peculiares necessidades.  

Com essa bagagem própria de realizações, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo para o senador Maranhão é também um momento de reflexão sobre as boas práticas existentes no país, e a potencialização das mesmas: "O Senado da República tem a obrigação de acompanhar as boas experiências no país e fortalecê-las; caso a caso, região por região, estimulando soluções. Gerando a cultura do respeito e solidariedade. Se opondo a qualquer forma de preconceito e omissão por mínimas que sejam". 

O QUE É O TEA?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o TEA engloba uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por interesses e atividades do indivíduo, realizadas de forma repetitiva. O TEA engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado.

A OMS estima que uma em cada 160 crianças no mundo possui o TEA. O transtorno pode limitar a capacidade de alguns indivíduos de realizar atividades diárias e participar da vida em sociedade, enquanto outros são capazes de viver de forma independente.

Ainda segundo o órgão ligado à ONU, em todo o mundo, as pessoas com transtorno do espectro autista são frequentemente sujeitas à estigmatização, discriminação e violações de direitos humanos. Globalmente, o acesso aos serviços e apoio para essas pessoas é inadequado. 

 

ASCOM MDB-PB com Agência Senado




FILIE-SE
EDITAL
Acompanhe o MDB Nacional